Saiba como acabar com a oxidação dos polos da bateria
Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água. Em seguida use o pincel para aplicar a solução somente em cima do terminal com zinabre. Aplique até se produza uma espuma verde e abundante. Essa é a intenção do processo. Espere um pouco e limpe tudo com muita água. Em seguida seque o local com o pedaço de pano. Tome cuidado com os olhos e também com sua roupa. Uma simples gota disso pode abrir um buraco em poucos dias e você com certeza perderá a roupa.
O resultado final será um terminal limpo, com uma cor bem típica do latão ou cobre. Resta verificar os danos no terminal. Se ele estiver bem fixo e sem “buracos” ou faltando pedaços, o trabalho feito bastará. Para que o zinabre não volte ou demore a voltar, aplique nos dois terminais da bateria um pouco de vaselina. Esse produtos retardam em muito outra oxidação.
|
Como fazer correta a transferência de carga ( Chupeta)
A partida auxiliar deve ser realizada apenas em situações de emergência. Na maioria dos casos, ela é feita de forma incorreta, o que pode ocasionar superaquecimento dos cabos e, até mesmo, acidentes.
Para realizar de forma correta a transferência de carga, você deve:
Utilizando um cabo auxiliar, fazer primeiramente a ligação entre os polos positivos das duas baterias;
Em seguida, fazer preferencialmente a ligação entre os polos negativos das baterias, caso não seja possível, ligar entre os pontos de aterramento dos veículos (exemplo: carcaça do motor);
Aguardar a que a bateria carregada transfira carga para a bateria descarregada por 5 min. Isso será fundamental para não superaquecer o cabo auxiliar no momento da partida.
Logo após, dar a partida no veículo que estava com a bateria descarregada;
Aguardar o veículo estabilizar a rotação do motor e retirar os cabos, desconectando primeiramente os terminais negativos e depois os terminais positivos.
|
Manutenção Preventiva
A bateria do veículo também merece sua atenção. É fundamental que se inclua a bateria no checklist de revisão a cada 06 meses. Munidos de conhecimento técnico e equipamentos adequados, profissionais especializados devem fazer quatro checagens essenciais:
Teste de bateria: verificar se a bateria passa no teste de descarga rápida (esse teste simula as condições de partidas severas);
Teste de alternador: verificar se o alternador está dentro dos parâmetros do fabricante (tensão, corrente e correia);
Visual: conferir se os terminais estão devidamente conectados aos polos e se não apresentam sinais de oxidação que exijam limpeza;
Fixação: conferir se a bateria está devidamente instalada no suporte e com o sistema de travas devidamente presos, evitando danos internos do produto e ao veículo.
|
Desgaste da bateria
Uma medida simples também ajuda a evitar o desgaste é retirar a frente do aparelho sempre que sair do veículo. Essa parte já consome em stand by e conforme o tipo do rádio pode chegar até a 800mA. Isso descarregaria uma bateria convencional em poucas horas.
Outra dica é verificar a capacidade máxima da bateria e do alternador antes de instalar novos acessórios. Sistemas de som potentes, por exemplo, consomem mais energia e pode ser preciso optar por peças que tenham maior capacidade.
|