Saiba como acabar com a oxidação dos polos da bateria


Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água. Em seguida use o pincel para aplicar a solução somente em cima do terminal com zinabre. Aplique até se produza uma espuma verde e abundante. Essa é a intenção do processo. Espere um pouco e limpe tudo com muita água. Em seguida seque o local com o pedaço de pano. Tome cuidado com os olhos e também com sua roupa. Uma simples gota disso pode abrir um buraco em poucos dias e você com certeza perderá a roupa.


O resultado final será um terminal limpo, com uma cor bem típica do latão ou cobre. Resta verificar os danos no terminal. Se ele estiver bem fixo e sem “buracos” ou faltando pedaços, o trabalho feito bastará. Para que o zinabre não volte ou demore a voltar, aplique nos dois terminais da bateria um pouco de  vaselina. Esse produtos retardam em muito outra oxidação.




Como fazer correta a transferência de carga ( Chupeta)


A partida auxiliar deve ser realizada apenas em situações de emergência. Na maioria dos casos, ela é feita de forma incorreta, o que pode ocasionar superaquecimento dos cabos e, até mesmo, acidentes.

Para realizar de forma correta a transferência de carga, você deve:


Utilizando um cabo auxiliar, fazer primeiramente a ligação entre os polos positivos das duas baterias;

Em seguida, fazer preferencialmente a ligação entre os polos negativos das baterias, caso não seja possível, ligar entre os pontos de aterramento dos veículos (exemplo: carcaça do motor);

Aguardar a que a bateria carregada transfira carga para a bateria descarregada por 5 min. Isso será fundamental para não superaquecer o cabo auxiliar no momento da partida.

Logo após, dar a partida no veículo que estava com a bateria descarregada;

Aguardar o veículo estabilizar a rotação do motor e retirar os cabos, desconectando primeiramente os terminais negativos e depois os terminais positivos.